sábado, 13 de abril de 2013

DE BEM COM A VIDA

12/04/2013 - 19:46
DE BEM COM A VIDA
Polícia Civil inicia campanha para sensibilizar jovens do consumo de álcool 

LUCIENE OLIVEIRAAssessoria/PJC-MT
   Com ou sem o consentimento dos pais, o álcool está cada vez mais cedo na vida dos adolescentes e a consequência disso é o uso de outras drogas que influenciam e encorajam os jovens a prática de crimes ou se tornarem vítimas de abusos sexuais, homicídios e ainda se envolverem em brigas e acidentes de trânsito.
    Com o tema “Álcool na adolescência não tem nada de divertido: você pode ajudar a combater esse crime”, a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, lançou nesta sexta-feira (12.04), uma campanha dentro do projeto “De Bem Com a Vida”, para conscientizar jovens, pais e comerciantes sobre o consumo e venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.
     A campanha terá abrangência em todo o Estado de Mato Grosso e começa a ser veiculada a partir do dia 14 de abril nas Tvs, rádios, sites,outdoor, jornais, aplicativos para celular, distribuição de materiais impressos, como folder, cartilhas, panfleto, cartazes, entre outros.
     O delegado geral da Polícia Civil, Anderson Garcia,  explicou que o projeto “De Bem Com a Vida” foi pensado com base em uma experiência bem sucedida do delegado de polícia, Jales Batista Silva, na região do bairro São Mateus, em Várzea Grande, no ano de 2007, com foco na redução da criminalidade específica de homicídios e roubos nos arredores de comércios, bares e similares após as 23 horas. “A ideia é orientar pais, jovens e comerciantes que a criminalidade tem relação com o consumo de bebidas alcoólicas”, disse. A Polícia Judiciária Civil está dando sua parcela de contribuição com toda a sociedade mato-grossense”, destacou.
      Concomitante a campanha publicitária, de acordo com o gerente do projeto, investigador Ademar Torres, o projeto “De Bem Com a Vida” vai realizar junto às comunidades audiências públicas, palestras em escolas, capacitação de agentes, fiscalização em bares, entre outras atividades com foco na conscientização dos jovens acerca dos malefícios do uso indevido de álcool. “Esse projeto busca se tornar uma política pública, envolvendo vários segmentos na campanha e, sobretudo, sensibilizar o adolescente quanto ao uso e o comerciante da proibição de venda de bebidas alcoólicas a menores”, disse.
    O projeto é realizado em  convênio celebrado entre a Secretaria Estado de Segurança Pública, por meio da Polícia Judiciária Civil, com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, dentro do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que articula políticas de segurança com ações sociais.
     O projeto está alicerçado no artigo 63 inciso I da Lei de Contravenções Penais que prevê desde 1941, como conduta típica, o ato de servir bebidas para menores de idade, e no artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que criminalizou o ato de vender, fornecer, ministrar ou entregar à criança ou adolescentes, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, ainda que por utilização indevida, além dos Códigos de Postura dos municípios que regulamentam a fiscalização e autuação de estabelecimentos comerciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário